quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Germinação de Sementes de Árvores Nativas










Experimentos que vão avaliar germinação de sementes de árvores nativas são realizados por alunos do primeiro ano do ensino médio do Arquidiocesano. Desenvolver estudos científicos que comprovem e estimulem a utilização potencial das plantas nativas da nossa região, estão entre os objetivos da pesquisa desenvolvida pelos alunos dos professores José Bezerra(biologia e educação ambiental) e Reinalda Alves(biologia).

Durante a pesquisa os estudantes verificam a influência do substrato, da posição da semente, da profundidade de semeio na emergência e no desenvolvimento de plântulas.

Foram conduzidos experimentos com sementes de oitizeiro, sapucaia, peroba, imburana e aroeira. Para os alunos é importante, pois trabalham com método científico, aprendem mais sobre épocas em que as espécies nativas produzem sementes, técnicas de produção de mudas, além de informações diversas sobre as espécies.
As mudas produzidas serão utilizadas em reflorestamentos e adotadas e plantadas pelos alunos em frente das suas casas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.