sábado, 8 de outubro de 2011

Prof. Fernando Santiago dos Santos Visita o Projeto Cheirinho de Mato

Depoimento do autor de livros de biologia prof. Fernando Santiago dos Santos sobre o prof. José Bezerra e o Projeto Cheirinho de Mato.


Em campanha de divulgação da obra didática de que participo como um dos autores e coordenadores, "Ser Protagonista - Biologia", das Edições SM Ltda., acabei conhecendo uma pessoa fantástica que desenvolve um projeto igualmente maravilhoso no Colégio Arquidiocesano de Aracaju: o professor Bezerra.
Inicialmente, pensei apenas em conhecer o projeto, que já havia sido comentado (com láureas e tudo o mais!) no Colégio, mas depois de conversar alguns minutos com o Bezerra, senti que valia a pena fazer um documentário. Decisão acertada. Em poucos minutos, o Bezerra, com sua inspiração, audácia, bondade e ousadia, mostrou-me como é arregaçar as mangas, colocar a mão na massa (literalmente!!!) e praticar a educação ambiental.
O resultado não poderia ter sido outro: um documentário espontâneo, mostrando boa parte das atividades desenvolvidas no projeto "Cheirinho de Mato" e uma sensação agradabilíssima de que já o conhecia há muito tempo. A empatia foi automática e recíproca.
Já mostrei o vídeo e falei do projeto (e do Bezerra, claro) para muita gente aqui no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus São Roque, onde trabalho atualmente. Meus alunos de Licenciatura em Biologia simplesmente se encantaram com a ideia.
Agradeço profundamente a oportunidade de conhecer o projeto e saber que há tanta gente, por esse mundo afora, propagando (e fazendo) os ideais da Educação Ambiental.
Prof. Fernando Santiago dos Santos

http://www.fernandosantiago.com.br/