sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prática - 01, parte 1, Microscopia: Utilização do microscópio de luz



1.  Conceitos abordados
            O microscópio de luz é um aparelho utilizado para observação de objetos muito pequenos, impossíveis de serem examinados, em detalhes, a olho nu. O tipo de microscópio mais utilizado nos estudos citológicos é o composto, que é constituído basicamente por duas lentes convergentes. Neste microscópio a luz atravessa o objeto observado e o conjunto de lentes, antes de atingir o olho, formando uma imagem bidimensional. Assim, o objeto deve ser delgado o suficiente para que a luz atravesse-o.


1.1. Descrição dos componentes do microscópio
O microscópio é composto, basicamente por dois sistemas: o óptico, formado pelas lentes e o mecânico que as sustenta. A seguir, encontram-se descritas cada uma das partes desses sistemas.
Pé ou Base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
Corpo ou Braço é a peça que liga a base à parte superior do microscópio.


Platina ou Mesa: é uma peça de formato retangular, ou arredondada, disposta paralelamente à direção da base do microscópio. Esta peça se destina à recepção da lâmina contendo o material para estudo. No centro da platina existe uma abertura para a passagem de luz. Associada à platina, normalmente, encontra-se uma peça denominada “charriot” cuja função é movimentar a lâmina no plano horizontal. Os dois parafusos dispostos lateralmente à platina, um sobre o outro, promovem a movimentação do “charriot”. O parafuso mais externo (de menor diâmetro) permite o deslizamento da lâmina da esquerda para direita e vice-versa. O parafuso de diâmetro maior é responsável pelo movimento da lâmina para frente e para trás. Acoplada ao “charriot”, há uma presilha que permite o encaixe e fixação da lâmina.


Fonte de luz: há uma fonte de luz apoiada sobre o pé do microscópio. Alguns microscópios possuem apenas um espelho para refletir a luz de uma fonte externa.


Filtro: é uma placa de vidro colorida (azul, verde, etc.) fixada a um receptáculo, que torna a luz mais apropriada à observação do material. O filtro azul é usado em microscópio de rotina para transformar a luz amarelada da lâmpada em luz branca tipo luz solar.


Condensador: é um conjunto de lentes situado abaixo da platina, que concentra e torna paralelo o feixe luminoso, fornecendo a luz necessária à iluminação uniforme do objeto em estudo. O “parafuso” do condensador, localizado lateralmente no braço do microscópio, permite a movimentação das lentes condensadoras que devem ser mantidas na posição mais elevada para obtenção de uma iluminação uniforme.


Diafragma ou Íris: é uma peça associada ao condensador, regulável mediante uma alavanca, que controla a quantidade de luz que atinge o orifício da platina. A regulagem adequada deste diafragma oferece uma imagem com melhor contraste.


Canhão: é a parte superior do microscópio, dotada de movimento de rotação constituída por uma peça semi-esférica, ligado a um tubo em cuja extremidade encontra-se a lente ocular.


Revólver: localizado abaixo do canhão. O revólver é uma peça circular dotada de movimento de rotação, no qual se inserem as lentes objetivas. O disco do revólver possui ranhuras para que o observador possa gira-lo para as mudanças de objetivas.
Ocular: é a lente superior do microscópio que se encaixa no tubo. Toda ocular traz indicado o aumento que proporciona à imagem do objeto observado.


Objetivas: o microscópio possui, geralmente, quatro lentes objetivas. Toda objetiva traz gravado o aumento que proporciona à  do objeto observado. Este aumento é indicado pelo número gravado com caracteres maiores. O número gravado com caracteres menores refere-se a abertura numérica da lente, um detalhe da óptica.


Parafuso macrométrico: na lateral do braço existem dois parafusos, geralmente, encaixados um no outro. O de maior diâmetro é o parafuso macrométrico, que permite grandes avanços ou recuos da platina em relação à objetiva.



Parafuso micrométrico: esse parafuso permite pequenos avanços ou recuos da platina. Apresenta um menor diâmetro, podendo estar próximo ou associado ao macrométrico.


Objetivos
Identificar e citar as funções de cada componente do microscópio de luz.
Relacionar a imagem formada e os aumentos obtidos com o funcionamento do sistema óptico.
Manusear corretamente o microscópio.


2. Procedimentos corretos para a focalização
Abaixe a mesa totalmente usando o parafuso macrométrico. Gire o revólver, encaixando a objetiva de menor aumento (4X). Verifique pelo ruído característico do encaixe se a objetiva está realmente encaixada.
Pegue a lâmina, segurando-a apenas pelas bordas. Verifique se a lamínula está voltada para cima.



Abra a presilha e coloque a lâmina sobre a platina, encaixando-a ao “charriot”. Solte a presilha e verifique se a lâmina está bem encaixada. Centralize o material no orifício da platina, utilizando os parafusos do “charriot”.


Acenda a luz do microscópio.
Verifique se o diafragma está aberto, olhando lateralmente se há passagem de luz através do orifício da platina. Caso seja necessário, abra o diafragma, movimentando a alavanca correspondente.
Certifique-se se o condensador encontra-se em posição mais elevada.
Levante a platina até o seu ponto máximo movimentando o parafuso macrométrico, até o seu ponto máximo.


Agora, olhando através da ocular, com os dois olhos abertos e utilizando o parafuso macrométrico, abaixe lentamente a platina, até que o material a ser observado seja visto. Assim que isto ocorrer, corrija a focalização utilizando o parafuso micrométrico.
Explore o material, movimentando os parafusos do “charriot” com uma das mãos e o parafuso micrométrico com a outra. Coloque sempre o material a ser analisado no centro do campo de observação, antes de passar para a objetiva de aumento imediatamente superior.

Encaixe a objetiva de 10X e faça o ajuste da focalização, utilizando apenas o parafuso micrométrico. Observe o campo atentamente.



Selecione uma determinada área do material, centralize-a e encaixe a objetiva de 40X. Faça o ajuste da focalização, utilizando somente o parafuso micrométrico.



Terminando a observação, desligue a luz, gire o revólver para encaixar a objetiva de menor aumento (passando pela objetiva de 10X) e retire a lâmina.







Obs. Nunca movimente a platina do microscópio com a objetiva de maior aumento encaixada.
 Fonte: Práticas de Biologia Celular