segunda-feira, 2 de abril de 2012

Negar aquecimento é “tolice,” diz cientista



Segundo ele, EUA estão perdendo credibilidade

Um dos mais conhecidos e respeitados cientistas do mundo disse à ABC News que a negação das realidades do aquecimento global causado pelo homem é “apenas uma tolice.” Além disso, ele afirma que o resto do mundo “já meio que desistiu” de esperar que os Estados Unidos assumam uma liderança na luta contra a mudança do clima.
Sua avaliação reforça a percepção comum na última conferência do clima da ONU na África do Sul: o vigoroso movimento contra a ciência do clima nos EUA causou dano significativo ao prestígio americano entre líderes europeus, que estão lutando para lidar com os impactos do clima.
Peter Raven, co-inventor em 1964 do conceito revolucionário da co-evolução, junto com o biólogo Paul R. Ehrlich, vem sendo há muito tempo um conselheiro respeitado de presidentes americanos, muitos outros chefes de estado, líderes religiosos e incontáveis personalidades dos mundos político e acadêmico em todo o mundo.
“O aquecimento não é mais uma questão de conjetura,” diz ele. “A mudança do clima é a ameaça  mais séria que a humanidade já enfrentou.Há um consenso virtualmente unânime entre os cientistas da área que os seres humanos são a principal razão. Isto porque, como notou pela primeira vez o químico sueco Arrhenius em 1895, quando se acrescenta dióxido de carbono ou outro gás estufa na atmosfera, ela se aquece.”
“Dois anos atrás,” disse Raven, “o mundo esperava uma liderança americana na questão, e desistiu. “Uma imensa campanha de desinformacão nos EUA sobre a solidez e a gravidade do aquecimento foi descrita em detalhes por uma série de livros, estudos e matérias jornalísticas. O livro mais importante talvez seja Os Mercadores da Dúvida:  Como um Punhado de Cientistas Obscureceu a Verdade em Questões do Tabaco ao Aquecimento Global, de Naomi Oreskes e Erik M. Conway, que detalha como interesses ideológicos e políticos e os interesses da indústria de combustível fóssil confundiram e intimidaram políticos e a mídia.
Fonte: Planeta Urgente, José Eduardo Mendonça
Foto: Marshall Space Flight Center / Creative Commons