sábado, 2 de junho de 2012

Prática - 07, parte 1, Fungos: Morfologia e fisiologia

Os Alunos do ensino médio participaram de uma aula prática, orientados pelos professores José Bezerra e Reinalda Alves, durante a prática observaram liquens, bolores, mofos, leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau.
Os fungos contribuem de forma fundamental na manutenção e a ciclagem de matéria nos ecossistemas, pois muitos são decompositores de matéria orgânica. 


 Eles podem ser unicelulares ou pluricelulares. Alguns são causadores de doenças, outros são comestíveis e outros usados na indústria para fabricação de bebidas e do pão.

Os fungos são eucariontes e heterótrofos. Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e o cogumelo
Os fungos e as bactérias decompositoras, são responsáveis pela reciclagem de nutrientes ao degradarem a matéria orgânica.


Alguns fungos são venenosos, como o cogumelo branco da espécie Amanita muscuria, que pode matar uma pessoa, e espécies do gênero Psilocybe, que provocam efeitos alucinógenos semelhantes ao LSD, causando sérios danos ao sistema nervoso. 

Os fungos são compostos por hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Os fungos não possuem clorofila, por isso não produzem seu próprio alimento. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima. Essas enzimas digerem moléculas orgânicas do ambiente, e então o fungo absorve. 

Algumas espécies de fungos vivem em associações mutualísticas com raízes de plantas, formando as micorrizas, que podem ser observadas em tomateiro, morangueiro, macieira e gramíneas, em geral. 


Os fungos também podem se associar a algas verdes e a cianobactérias, formando os liquens, que se instalam em troncos de árvores, rochas, muros, etc. 


Roteiro:
Nesta aula prática, você terá oportunidade de observar algumas estruturas dos fungos e liquens. 


Objetivos:
Identificar diferentes tipos de fungos e liquens.
Observar a reprodução dos fungos.
Observar macroscopicamente e microscopicamente a estrutura dos fungos e liquens.
Avaliar a importância biológica dos fungos e liquens. 


Parte experimental/ Material:
microscópio, estereoscópio, lupa manual, lâminas e lamínulas, fermento biológico (50g), exemplares de fungos (mofos, cogumelos, orelhas-de-pau, etc. e liquens, solução de água com açúcar (100g de açúcar + 1 litro de água).


Procedimento:
Prepare, com antecedência, o fermento biológico em água com açúcar, por um dia, para que ele possa se desenvolver. 


Prepare lâmina e lamínula com amostras do fermento desenvolvido, evidenciando a estrutura do fungo ao microscópio. Observe-o em aumentos, pequeno e médio. 


Identifique os fungos em brotamento, na infusão.
Analise macroscopicamente, com auxílio de uma lupa manual, a estrutura de um cogumelo. 


Prepare, entre lâmina e lamínula, um fragmento de um líquen, observando, em menor e médio aumentos, as hifas dos fungos e as células das algas. 


Desenhe o que você observou.
                        Aspectos macroscópicos dos fungos.
                        Estruturas microscópicas dos fungos.
                        Estruturas microscópicas dos liquens.
                        Saccharomyces cerevisae em diferentes estágios de brotamento. 













Fonte: Biologia; práticas de laboratório Coleção Pitágoras, Professora Maria Lúcia.