domingo, 13 de março de 2011

Prática - 03, parte 2, Observação Microscópica de bactérias presentes no iogurte

Com o objetivo de observar bctérias presentes no iogurte como Lactobacillus bulgaricus, Streptococcus termophilus e conhecer a morfologia de procariontes os alunos dos primeiros anos do ensino médio desenvolveram práticas e utilizaram os seguintes materiais e substâncias: 

  Microscópio Óptico;
  Lâmina;
  Pipeta;
  Becker ou béquer;
  Tubos de ensaio;
  Proveta;
  Lamparina de álcool;
  Papel toalha;
  Fósforos;
  Vidro de relógio;
  Pisseta ou frasco lavador;
  Água;
  Álcool;
  Lugol;
  Óleo de imersão;
  Violeta de genciana;
  Iogurte de morango, banana e leite fermentado;


Bactérias

O iogurte
O iogurte que comemos é, na realidade, um alimento que contém microrganismos vivos. Se você está lembrado, microorganismos são seres vivos que só conseguimos enxergar com o auxílio de instrumentos especiais, como os microscópios. O iogurte, portanto, é uma substância na qual vivem milhões e milhões de seres vivos microscópicos que estão comendo, se reproduzindo e morrendo.



A observação ao microscópio mostra que esse microorganismo, em determinado momento de sua vida, se divide em dois, originando dois novos seres vivos. Ou seja: onde antes havia somente um ser vivo, agora já existem dois.



No iogurte, algo semelhante ocorre. Os microorganismos existentes no iogurte são bactérias. Os lactobacilos podem ser usados na alimentação, pois não produzem substâncias tóxicas ao nosso organismo. Os lactobacilos se alimentam do açúcar do leite e produzem uma substância azeda, chamada ácido lático. Esse ácido provoca a formação de grumos no leite, que assim adquire a consistência de iogurte.



As bactérias do iogurte, principalmente, lactobacilos e estreptococos são eubactérias heterotróficas que obtém energia pelo processo da fermentação láctica (degradação anaeróbica da glicose ou de outros compostos orgânicos para obtenção de energia), onde o produto final é o ácido láctico. 



Elas fermentam a lactose do leite formando ácido láctico, que se dissocia em lactato e H+ (prótons).O próton acidifica o meio, desnaturando as proteínas do leite, como a caseína, provocando sua desnaturação e, conseqüente, precipitação. Através do processo de fermentação láctica pode se produzir queijo ou iogurte, dependendo do tipo de microrganismo envolvido.


As Bactérias
 Ser vivo unicelular e microscópico, pertencente ao Reino Monera. Assim como todos os seres deste grupo, é formada por uma célula procarionte (desprovida de membrana nuclear). Por não apresentar o envoltório protetor do núcleo, o material genético (cromatina), constituído por uma única molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), encontra-se disperso no citoplasma. 



Apresenta membrana plasmática recoberta e protegida pela parede celular, de consistência gelatinosa. As bactérias causam várias doenças infecciosas. A transmissão pode ser feita pelo ar ou por contato direto (gotículas de saliva ou muco) ou indireto. 


As bactérias podem ser classificadas segundo a forma. As esféricas são chamadas cocos; as alongadas em forma de bastão são os bacilos; as espiriladas, espirilos; e as em formato de espiral denominam-se vibriões. 



Algumas espécies, para melhor desenvolverem as funções de nutrição e proteção, podem apresentar-se em agrupamentos celulares (colônias). Os agrupamentos podem ser aos pares (diplococos), em forma de colar (estreptococos) ou de cacho de uva (estafilococos). 


Muito resistentes a variações de temperatura e também a agentes químicos, algumas bactérias apresentam filamentos móveis chamados flagelos, para a locomoção. A maioria das doenças causadas por bactérias é tratada com antibióticos, substância produzida por microrganismos (os mais comuns são os fungos) ou sintetizada em laboratório, capazes de impedir o crescimento ou mesmo destruir as bactérias. Porém, o tratamento nem sempre é eficaz, pois elas desenvolvem resistência contra determinados medicamentos, que perdem seu efeito. 


Algumas espécies de bactérias podem provocar doenças fatais. É o caso da Staphylococcus aureus (causa infecções de pele) e da Streptococcus beta hemolíticos (causadora da escarlatina), que estimulam a superativação dos linfócitos , os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo. 



Ao produzirem grande quantidade de citosinas e óxido nítrico, causam um grave desequilíbrio na composição e circulação sanguínea , que pode resultar na morte do paciente. Este quadro clínico é conhecido como Síndrome da Reação Inflamatória Sistêmica (SIRS).






Bactéria na forma de bacilos


Outros tipos, como a Escherichia coli (causadora de diarréia) e a Salmonella typhi (causadora da febre tifóide), que se alojam na região intestinal, podem atingir a circulação sanguínea e provocar uma infecção generalizada, que também pode levar à morte. Mas a maior parte das espécies de bactéria é benéfica ao homem. 



Elas são responsáveis, por exemplo, pela fixação do nitrogênio da atmosfera no solo, fundamental para o desenvolvimento das plantas. Também realizam a fermentação necessária para a fabricação de produtos como vinagres e queijos.






Bactérias do iogurte (ampliação:1000x)






Bactérias