segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Microscopia e a Entomologia

 A entomologia é a parte da biologia que estuda os insetos, grupo de animais dominantes no mundo nos dias de hoje (BORROR ET AL, 1989), e estes são encontrados nos mais diversos habitats.


Embora se conheça perto de um milhão de espécies de artrópodes, que constituem a maioria dos animais da terra, esta é apenas uma pequena porcentagem do número total, pois alguns entomólogos acreditam que exista mais de 30 milhões de espécies de insetos (hexápodes) a serem descobertos. (RUPERT ET AL, 2005).

 O laboratório tem um papel muito importante para a os alunos possibilitando o estudo dos insetos, suas características como presença ou ausência de asas, presença de antenas ou ausência, tipos de aparelho bucal, diferenças na cabeça, tórax, abdômen, pernas e outras estruturas.


Visualizar as características morfológicas dos insetos, dessa forma, despertar a curiosidade e o interesse no ramo de pesquisas entomológicas.


Com o objetivo de treinar o manuseio do microscópio de luz (instrumental básico utilizado para o estudo da célula), desenvolver hábitos de trabalho em laboratório, estimular os alunos a uma tendência científica, despertando a consciência de cooperação e responsabilidade.


Os alunos do ensino médio tiveram aula prática sobre os insetos: Tenébrio molitor e Palembus dermestoides.