O Laboratório de Biologia e Meio Ambiente é um local de aprendizagem e desenvolvimento do aluno como um todo.
Segundo Capeletto (1992), existe uma fundamentação psicológica e pedagógica que sustenta a necessidade de proporcionar à criança e ao adolescente a oportunidade de, por um lado, exercitar habilidades como cooperação, concentração, organização, manipulação de equipamentos e, por outro, vivenciar o método científico, entendendo como tal a observação de fenômenos, o registro sistematizado de dados, a formulação e o teste de hipóteses e a inferência de conclusões.
A observação de microrganismos reveste-se de dificuldades não só devido à sua reduzida dimensão, mas também porque estes são praticamente transparentes e incolores, motivo pelo qual recorre-se normalmente a técnicas de coloração, como a Coloração de Gram.
Com esse objetivo os alunos dos primeiros anos do ensino médio desenvolveram práticas para observar tipos de estruturas celulares, relacionaram as suas formas às funções que exercem no organismo, além de observarem vários tipos de células animais, vegetais e células de bactérias presentes num iogurte.