sábado, 1 de janeiro de 2011

Quebra de Dormência de Sementes











Os alunos dos primeiros anos do ensino médio desenvolveram vários experimentos com vegetais com o objetivo de conhecer mais sobre suas formas de propagação e colaborar com o processo de produção de mudas de espécies nativas.

Aula Prática:
Frente a necessidade urgente da reposição da vegetação nativa ou recuperação de áreas desmatadas, a compreensão da biologia reprodutiva (modo como as espécies se reproduzem na natureza) das essências nativas (espécies da flora brasileira) se tornou de fundamental importância, para que esta recomposição florestal possa ser feita de forma racional. Dentre os vários fatores a serem estudados, existe um em especial que atinge diretamente a produção de mudas, que é o processo de dormência das sementes.

A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam. Cerca de dois terços das espécies arbóreas, possuem algum tipo de dormência, cujo fenômeno é comum tanto em espécies de clima temperado (regiões frias), quanto em plantas de clima tropical e subtropical (regiões quentes). O fenômeno de dormência em sementes advém de uma adaptação da espécie as condições ambientais que ela se reproduz, podendo ser de muita ou pouca umidade, incidência direta de luz, baixa temperatura etc. É portanto um recurso utilizado pelas plantas para germinarem na estação mais propícia ao seu desenvolvimento, buscando através disto a perpetuação da espécie (garantia de que alguns indivíduos se estabeleçam) ou colonização de novas áreas.

Quando nos deparamos com este fenômeno há necessidade de conhecermos como as espécies superam o estado de dormência em condições naturais, para que através dele possamos buscar alternativas para uma germinação rápida e homogênea, este processo é chamado de Quebra de Dormência.

Processos para Quebra de Dormência das sementes:
Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita as sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases.
Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.
Estratificação: consiste num tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.
Choque de temperatura: é feito com alternância de temperaturas variando em aproximadamente 20ºC, em períodos de 8 a 12 horas.
Água quente: é utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento e consiste em imersão das sementes em água na temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie.

Tabela. Tratamentos recomendados para quebrar a dormência das sementes em algumas espécies arbóreas.
Espécie
Nome Científico
Tratamento
Canafístula
Peltophorum dubium
Água ( 80o C ) - 5 min
Candíuva
Trema micrantha
Água ( 50o C ) - 5 min
Candíuva
Trema micrantha
Ácido Sulfúrico - 5 min
Copaíba
Copaifera languisdorffii
Escarificação Mecânica
Flamboyant
Delonix regia
Água ( 80o C ) - 5 min
Guatambu
Aspidosperma ramiforum
Imersão em água parada por 4:00 h
Ipê-felpudo
Zeyhera tuberculosa
Imersão em água parada por 15:00 h
Jatobá
Hymenaea courbaril
Escarificação com lixa
Leucena
Leucena leucocephala
Ácido Sulfúrico - 20 min
Leucena
Leucena leucocephala
Água - Ambiente - 12:00 h
Orelha de negro
Enterolobium contortisiliquum
Ácido Sulfúrico - 90 min
Orelha de negro
Enterolobium contortisiliquum
Escarificação Mecânica
Pau ferro
Caesalpinia leiostachya
Ácido Sulfúrico - 45 segundos
Sapucaia
Lecythis pisonis
Retirar o arilo
 Fonte: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais