Do total de lixo produzido nas nossas casas, apenas 2% é destinado à coleta seletiva. O restante vai parar em lixões a céu aberto ou, na melhor das hipóteses, em aterros sanitários cuja capacidade máxima já está próxima do limite.
Para piorar o quadro, muitas vezes o cidadão toma o cuidado de separar metais, vidros, plásticos e papéis acreditando que esses materiais serão reciclados, mas as empresas de limpeza contratadas pela prefeitura acabam por misturá-los num mesmo caminhão.
Pensando nesse problema os alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Arquidiocesano orientados pelo professor de biologia e educação ambiental José Bezerra e pela professora Reinalda Alves, coletaram o óleo das cozinhas das suas residências e das cantinas do Colégio e durante as aulas de laboratório de biologia e educação ambiental transformaram todo o óleo ( resíduo que iria poluir o meio ambiente) em sabão que foi doado aos funcionário que adoraram a idéia.
“Conhecer na prática como proteger o meio ambiente é sensibilizar, mudar a concepção e o comportamento desses alunos em relação ao que cada um pode fazer pela natureza. É o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que leve à diminuição da degradação ambiental”, afirma o professor José Bezerra.
ATENÇÃO: A PRÁTICA NÃO DEVE SER FEITA POR CRIANÇAS
Material utilizado
-
-
- 200 ml de amaciante
-
1- Misture o óleo e a soda
2- Coloque cuidadosamente a água fervente. Mexa.
3- Adicione o amaciante. Mexa novamente.
4- Mexa até formar uma mistura homogênea.
5- Jogue a mistura em uma forma e espere secar bastante.
6- Corte as barras e pronto!
Dicas:
Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica.
Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica.
Todo cuidado é pouco, se a soda entrar em contato com a pele, pode provocar queimaduras.
Fonte: USP, Maria Bassi Massulini
Nas fotos as etapas da fabricação do Sabão Caseiro: