sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prática - 11, parte 2, Observação de Microcrustáceo: Artêmia salina

Trata-se de um crustáceo de pequeno tamanho, de 10 a 15 mm, que habita nas salinas, mas que tem a particularidade de poderem reproduzir-se em casa visto ser fácil de obter seus ovos ou cistos.


Este crustáceo tem duas formas de reprodução, ovovivípara e ovípara. Se em seu meio a salinidade baixa, devido ao aumento de água de chuva, por exemplo, reproduzem-se de forma ovovivípara; quer dizer, as fêmeas dão a luz náuplios de artêmia.


Os náuplios têm um valor nutricional muito maior que os adultos, e por isso são utilizados sistematicamente para a criação de alevinos.

Náuplios
No meio natural em que vive a artêmia, aumenta a salinidade por causa da evaporação, esta produz uns ovos resistentes chamados cistos, ovos que estão preparados para suportar longos anos de seca. 



Como manusear os cistos:
Para fazê-los eclodir, devemos colocá-los em uma solução salina. Para isso se mistura 30 gramas de sal puro, livre de aditivos em um litro de água, em uma vasilha tubular onde haverá um constante fluxo de bolhas de ar (aeração) vindo do fundo. 


Artêmia sp
O fluxo manterá a água e os cistos em movimento, que eclodirão 24 horas depois.

  


Artêmia sp