sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prática - 11, parte 1, Observação Microscópica de Microcrustáceo: Artêmia salina

Os Alunos do ensino médio orientados pelos professores José Bezerra e Reinalda Alves, durante a prática observaram a eclosão e formação de larvas (Náuplios) de artêmia salina representante do zooplâncton. O zooplâncton assim como o fitoplâncton, constituem a base da cadeia alimentar nos mares e são importantíssimos para a manutenção dos vários níveis tróficos marinhos. 


A Artemia sp é um microcrustaceo pertencente ao filo Arthropoda. Esta espécie é extremamente volátil e adapta-se facilmente às mudanças ambientais, como variações abruptas de salinidade, de temperatura e de oxigênio dissolvido. 


A artêmia é um pequeno crustáceo marinho que mede de 8 a 10 mm de comprimento quando adulto. Sua cor pode ser vermelho claro, rosado, cinza claro, cinza escuro, variando de acordo com o meio em que vive e os alimentos que ingere. 

Artemia sp
Vive normalmente em lagoas de água salgada e, em maior número, quando as águas são de maior salinidade. Pode, no entanto, viver em águas preparadas artificialmente.


Reproduz com bastante facilidade e rapidez. Seus ovos, quando secos, podem ser conservados durante 10 anos, estando sempre aptos a eclodirem, desde que sejam colocados em uma água salgada.


O ciclo de vida da artêmia compreende: ovo (antes da eclosão) –náuplios (são as larvas após a eclosão) – jovem (com 06 dias de idade) – adulto (quando atinge 10 dias de idade). O tempo de vida da artêmia é de 06 a 12 meses. 


A eclosão se realiza 24 a 48 horas após a colocação dos ovos na água, variando esse tempo de acordo com a temperatura da água que deve ser de 24 a 27ºC. Nascem, então, as pequenas larvas com 0,5 mm aproximadamente, sendo denominadas náupilus.


Sua reprodução é sexuada havendo, portanto, machos e fêmeas que se unem para a fecundação dos óvulos. 


 As fêmeas apresentam ovários grandes e cheios de óvulos.
A artêmia se alimenta de plâncton, microalgas, mucilagens produzidas pelas algas, matéria orgânica entre outros compostos. Para criação, podemos alimenta-las como maisena e farinha de peixe.


Os indivíduos adultos (com 10 dias) têm 62,78% de proteínas e 6,5 % de gordura. O corpo de Artemia sp desde a fase de náuplio até adulto, não possui carapaça rígida de quitina, facilitando a alimentação dos peixes nas fases larvais já que o aproveitamento é total. 



Os alunos dos primeiros anos do ensino médio  utilizaram os seguintes materiais e substâncias: 

  Microscópio Óptico;
  Lâmina;
  Pipeta;
  Becker ou béquer;
  Tubos de ensaio;
  Proveta;
  Papel toalha;
 Vidro de relógio;
  Pisseta ou frasco lavador;
  Água;
  Álcool;




Artemia sp





Larvas (Náuplios) de artêmia salina 
Artemia sp

Fonte: UFRJ