Os Alunos do ensino médio orientados pelos professores José Bezerra e Reinalda Alves, durante a prática observaram a eclosão e formação de larvas (Náuplios) de artêmia salina representante do zooplâncton. O zooplâncton assim como o fitoplâncton, constituem a base da cadeia alimentar nos mares e são importantíssimos para a manutenção dos vários níveis tróficos marinhos.
A Artemia sp é um microcrustaceo pertencente ao filo Arthropoda. Esta espécie é extremamente volátil e adapta-se facilmente às mudanças ambientais, como variações abruptas de salinidade, de temperatura e de oxigênio dissolvido.
A artêmia é um pequeno crustáceo marinho que mede de 8 a 10 mm de comprimento quando adulto. Sua cor pode ser vermelho claro, rosado, cinza claro, cinza escuro, variando de acordo com o meio em que vive e os alimentos que ingere.
Artemia sp |
Vive normalmente em lagoas de água salgada e, em maior número, quando as águas são de maior salinidade. Pode, no entanto, viver em águas preparadas artificialmente.
Reproduz com bastante facilidade e rapidez. Seus ovos, quando secos, podem ser conservados durante 10 anos, estando sempre aptos a eclodirem, desde que sejam colocados em uma água salgada.
O ciclo de vida da artêmia compreende: ovo (antes da eclosão) –náuplios (são as larvas após a eclosão) – jovem (com 06 dias de idade) – adulto (quando atinge 10 dias de idade). O tempo de vida da artêmia é de 06 a 12 meses.
A eclosão se realiza 24 a 48 horas após a colocação dos ovos na água, variando esse tempo de acordo com a temperatura da água que deve ser de 24 a 27ºC. Nascem, então, as pequenas larvas com 0,5 mm aproximadamente, sendo denominadas náupilus.
Sua reprodução é sexuada havendo, portanto, machos e fêmeas que se unem para a fecundação dos óvulos.
As fêmeas apresentam ovários grandes e cheios de óvulos.
A artêmia se alimenta de plâncton, microalgas, mucilagens produzidas pelas algas, matéria orgânica entre outros compostos. Para criação, podemos alimenta-las como maisena e farinha de peixe.
Os indivíduos adultos (com 10 dias) têm 62,78% de proteínas e 6,5 % de gordura. O corpo de Artemia sp desde a fase de náuplio até adulto, não possui carapaça rígida de quitina, facilitando a alimentação dos peixes nas fases larvais já que o aproveitamento é total.
Os alunos dos primeiros anos do ensino médio utilizaram os seguintes materiais e substâncias:
Microscópio Óptico;
Lâmina;
Pipeta;
Becker ou béquer;
Tubos de ensaio;
Proveta;
Papel toalha;
Vidro de relógio;
Pisseta ou frasco lavador;
Água;
Álcool;
Artemia sp |
Larvas (Náuplios) de artêmia salina |
Artemia sp |
Fonte: UFRJ